segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PERGUNTAS DA BIBLIA

Gênesis
Quem foi o primeiro bígamo e quais eram os nomes das esposas?
R: Lameque. Gênesis 4-19.. Era filho de Metusael e foi pai de Jabal e de tubalcaim, filhos de duas mulheres diferentes. De acordo com a Bíblia, foi o primeiro homem polígamo. Apoligamia, entre os povos primitivos, era regra, e não exceção.  Ada. No antigo testamento, esse é o nome de duas pessoas. (Gn 36.4) A primeira era uma das mulheres do Lameque da linhagem de Caim. Nada se sabe sobre ela além daquilo que e dito aqui. Seu nome significa “beleza” ou “adorno”. Ela teve filhos distintos, visto que tiveram importância suficiente para serem mencionados no livro de Genesis. Zilá. Esse NOME que dizer sombra. Mas outros lhe dão de “proteção” ou de “tela”. Ela foi mãe de tubalcaim, “artífice de instrumento cortante, de bronze e de ferro.

Quem foi o pai dos que habitava em tendas e possuem gado?
R: Jabal. Gênesis 4-20.Seu nome significam mestre.Ele foi o inventor das tendas e criava gado.uma característica das tribos  nômades.Suas invenções facilitaram a vida nômede. Coisa alguma se sabe sobre ele,exceto o que é sugerido no presente texto.
464- Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta?
R: Jubal. Gênesis 4-21. Esse nome significa riacho. Ele descendia de Caim através de Lameque e de Ada. Ele aparece na Bíblia como o inventor dos instrumentos  que em hebraico são chamados kinnor e ugab,e que alguns traduzem,respectivamente,por “harpa” e “órgão”,mas que outros dizem ,”lira”e “gaita”.Nossa versão portuguesa prefere”harpa” e “flauta”.O nome dele tal vez tenha algum vinculo com o yobel,o chifre de carneiro. Nesse caso, como musico que era, seu nome estava associado àquele instrumento musical de sopre.Foi um artista.Seu pai nos forneceu o primeiro poema da Biblia(Gn 4:23-24).Assim,havia um talento artístico na familia
Quem eram rei e sacerdote ao mesmo tempo?
R:  Gênesis 14:18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. 19 E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; 20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.Melquisedeque aparece na história bíblica, e some logo em seguida. Ele era rei de Salém e sacerdote de Deus Abençoou Abraão e recebeu o dízimo dele depois da vitória do patriarca contra Quedorlaomer.As Escrituras não relatam nada sobre antepassados nem descendentes de Melquisedeque (o ponto de Hebreus 7:3). Ele servia como sacerdote antes do nascimento de Isaque, então não era descendente da tribo de Levi (um dos netos de Isaque). Era sacerdote aprovado por Deus, independente de linhagem.Deus fez algumas coisas no Velho Testamento pensando na vinda de Jesus, e assim ajudando o povo a entender a missão de Cristo. Os comentários em Gênesis e Salmos sobre Melquisedeque mostraram a possibilidade de ter um sacerdote que não era sujeito à Lei dada aos israelitas no Monte Sinai. É exatamente isso que o autor de Hebreus nos mostra, usando Melquisedeque como tipo de Cristo.
Qual é a única mulher cuja idade é mencionada?
R: Sara. Gênesis 23-1.Sara a grande matriaca de Israel,mãe de isaque,seu filho único,por meio de quem passou a linhagem messiânica.Ela é a única mulher cuja a idade,por ocasião da morte, é mencionada na Bíblia,o que ,sem dúvida, lhe serve de honraria (ver Isaias 51:2).Paulo honrou-a de modo especial quando,em uma alegoria,fez de sara um tipo da igreja de Cristo,a dimensão espiritual do pacto Abramico(Gn 15:18)
Onde lemos de camelos se ajoelhando?
R: Gênesis 24-11.Devido a viagem ter sido muito longa,o servo de Abraão estaciona  sua caravana perto da cidade de Arã.Os camelos tinham passado dias sem beber água,pelo que era mister dar-lhes de beber fora ainda da cidade.fontes e poços de água eram e continuam sendo facilidade das mais importantes naquela terra sedenta.Os camelos ajoelharam-se para beber,embora ainda não tivessem sido descarregados.
Quais os nomes dos filhos de Abraão?
R: Zinrá. Esse nome poderia significar célebre, pois pode derivar de zimra (cântico, fama). Mas também pode derivar de zemer (cabra montês). Muitos estudiosos duvidam dessas derivações. Zinrá era filha de Abraão e Quetura.  Jocsã. No hebraico, armador de ciladas ou passarinheiro, nome do segundo filho de Abraão e Quetura. Medã. No hebraico, contenção. Na septuaginta, mediam. Ele era filho de Abraão e Quetura (Gn 25:2 e I Crô 1:32) Midiã.No hebraico ,contenda.Ele foi o quarto dos seus seis filhos de Abraão e Quetura (Gn 25:2 e I Crô 1:32)  Jisbaque.Seu nome também aparece como isbaque, Suá,(filhos de Quetura.)não possuímos informações  seguras a seu respeito,nem sobre seus descendentes.Talvez  o ribeiro de jaboque derive dele o seu nome.Até  as tradições são silentes acerca dela. Isaque.(filho de sara)significa” riso”,envolvendo o risi de Abaao(Gn 17:17)e o riso de Sara(Gn 18:12).Seu nome,pois  tornou-se das suas duvidas,mais também de suas alegrias pois rimo-nos de satifacao,e não somente por zombaria.(Gn21:6) um memorial (filho de Sara) e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25-2,9.
- Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara) e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25:2,9.

Êxodo


Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho?
R: Joquebede, mãe de Moisés. Êxodo 2-8,9,10.Quanto a informação sobre a mãe de Moisés.somente em Êxo.6:20 ficamos sabendo o seu nome Joquebede. “Em uma vivida exibição do controle de Deus sobre os eventos,a mãe de Moiseis foi reunida à sua criança-o que foi legalmente sancionada no lar,apesar do edito de faraó (Êxo 1:22)-e ela chegou a ser remunerada pelos seus serviços! (Êxo 2:9)
Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue?
R: Moisés Êxodo 4-24,25 “Então Zípora tomou uma faca de pedra, circuncidou o prepúcio de seu filho e, lançando-o aos pés de Moisés, disse: Com efeito, és para mim um esposo sanguinário.”)  Moises- Êxodo 2;12.Isso seguia,o principio de vida por vida (Êxodo 21;23),uma espécie de defesa em favor da vida,embora o texto não diga que o egípcio estava prestes a tirar a vida do israelita.Moisés exagerou,não havendo como desculpar o crime.Moisés agiu por sua própria autoridade,mostrando uma precipitação e uma audácia singular.Mas a coragem  audaciosa,por si só,não e uma virtude.O diabo e audaz;resolveu enfrentar o próprio Deus.Mas isso não faz dele um ser justo. Moisés.
Qual o sobrinho que casou com a sua tia?
R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6-20.No hebraico,o povo ou parente exaltado.Esse é o nome de três homem que figura nas paginas do antigo testamento.O primeiro era  o primo dos filhos de coate,um levita que se casou com sua tia ,Irma de seu pai,e teve com ela miriã, Arão e Moisés (Êxodo 6.18-20 e Núm 3.19; 26.59).Os anrameus eram seus descendentes,encarregados de deveres especiais no tabernáculo,no deserto. Anrão morreu aos cento e trinta anos de idade, provavelmente antes do Êxodo.
Onde se lê que as águas, por serem amargas, não serviam para consumo, porem depois se tornaram doces?
R: Êxodo 15-23,24,25. Poços e fonte de água salobra são freqüentes nas regiões desérticas. Os israelitas, ao encontrarem água imprópria para o uso humano,chamaram-na de”amarga”,significado da palavra hebraico Mara.”o extremo amargor do gosto da água das fontes da extremidade sul do deserto de Sur é confirmado por todos os que por ali viajam.Há diversas dessas fontes.Essa foi a sexta parada de Israel durante suas vagueações pela península do Sinai,depois do  Êxodo (Êxo 15.23-24 e Núm 33.8)as águas do lugar era amargosa,o que explica tal locativo.No entanto,miraculosamente,Moisés tornou-as boas para o consumo humano(por orientação Divina),após te lançado nelas certa arvore.acredita –se que a fonte seja aquela que atualmente se chama”Howqrah,a cerca de setenta e seis quilômetros a sudeste de Suez e a cerca da onze quilômetros das margens do mar vermelho.Alguns estudiosos identificam com cads.Foi esse o primeiro acampamento de Israel,depois que atravessaram o mar vermelho(ou melhor, o mar de juncos).o povo de Israel caminhou por três dias,deserta do sur adentro,após aquela atravesia,até chegar  a Mara.Alguns estudiosos não crêem ser possível uma identificação exata dessa localidade.
Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente?
R: Êxodo 21-27.Se um homem maltratasse se escravo,corria o perigo de perdê-lo pelo que sofreria uma perda financeira porque também teria que comprar outro escravo.Danos serio sofridos por um escravo podiam resultar em sua libertação.provavelmente,muitos escravos anelavam por ser ferido gravemente,para que pudessem ser libertados.Os targuns diziam que os membros principais do corpo são vinte e quatro,e aplicavam a lei que temos á nossa frente a esses membros principais.Esses membros incluíam os dedos e orelhas.
Onde se lê que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um anjo?
R: Êxodo 23-20,21. Era mister demonstra o máximo de respeito para com o anjo.O nome de Yahweh estava Nele,e Ele era o agente plenamente autorizado de propósito e de poder de Yahweh.Se necessário ,Ele seria severo.”Apresença de Deus  é personificada aqui,pelo que Deus referiu-se ao Anjo na terceira pessoa do singular.Estava coberto de poder e autoridade”.Toda transgressão seria tratada com a devida punição por parte Dele.Um  empreendimento muito serio estava sendo efetuado, e a presença de Deus não toleraria lapsos.

Levítico


Quais eram as leis referentes às ofertas?
- A lei da oferta de manjares (Lv 6:14-18)
- A lei da oferta da consagração dos sacerdotes (Lv 6:19-23)
- A lei da oferta do holocausto (Lv 6:9)
476-O que significa a festa dos tabernáculos?
A festa do tabernáculo é a terceira maior festa que o povo hebreu comemora (Lv 23:33-43). Era comemorada de 15 a 22 de tisri.( tisri: setembro-outubro – 1Rs 8:2). Era assim chamada, porque o povo deixava suas casas e morava em cabanas ou tendas temporárias, feitas de ramos de árvores, por sete dias (Lv 23:40-43).
Esse ato lembrava ao povo a bondade de Deus para com ele durante seus quarenta anos nos deserto, sem habitação permanente. Também era chamada festa da colheita, porque ela comemorava o término da colheita dos frutos e nozes do verão.
Qual o propósito do jubileu?
O propósito de Deus ao instituir esse ano especial (o ano do jubileu), era garantir a justiça e impedir os ricos de acumular riquezas e adquirir terras ás custas dos pobres.
- Todos os escravos israelitas eram libertados. No ano jubileu três características se destinguiam:
- Toda propriedade dos ascendentes que tivesse sido vendida era devolvida á família original.
- A terra permanecia em repouso sem cultivo.
- Este ano ocorria a cada cinqüenta anos.
Números
qual o rei teve os seus inimigos abençoados pelo o profeta que lhe tinha chamado para amaldiçoá-los?
R: Balaque, rei de Moabe. Números 22-5,6,12 + Números 23-11,12.Balaão não era israelita,mas,um sarcedote-adivinho conhecido entre as nações daquele tempo. Balaque acreditava que esse homem podia lançar maldições sobre o povo. Influindo na vontade dos deuses e espíritos mediante seus conhecimentos ocultos de feitiçaria, de sortilégios  e das manipulações misteriosas .
qual o cavaleiro que teve o seu pé imprensado contra o muro?
R: Balaão. Números 22-25.A jumenta continuou sendo importunada pelo Anjo,e não pode seguir na direção de umas  vinhas.O animal tentou forçar passagem entre dois muros,que passavam pela vinha;mas uma vez mais ficou assustado.Disso resultou que a jumenta chocou-se contra uma mureta,e o pé de Balaão ficou preso entre o animal e a mureta.Então  Balaão  espancou sua montaria pela segunda vez.Yahweh estava usando o anjo para arranjar circunstâncias difíceis,que dessem orientação a Balaão.mas logo houve uma comunicação direta,da qual Balaão estava muito necessitado.Ele haveria de prosseguir viagem,mas de acordo com a vontade de Deus,e não de acordo com a sua própria voluntariosidade.
Quantas contagens ocorreram em números?
Nos capítulos 1 e 26 encontramos dois censos do povo.
Capítulo 1:1-54 = o primeiro censo, o censo dos soldados de Israel.
Capítulo 26:1-65= o segundo censo o censo da nova geração.
O propósito do censo era organizar Israel como nação e também seu exército (Nm 1:3).
A realizacao do censo ressaltou o fato que cada indivíduo era importante nos propósitos de Deus e que todos deveriam ser dirigidos por Ele, e prestar-lhe conta de tudo.
Deuteronômio
-Onde se lê na Bíblia sobre a conservação da natureza?
R: Deuteronômio 20-19.Uma provisão humanitária é determinada aqui.As árvores produtoras de alimento não podia ser cortadas,nem como ato de ódio nem como ato de crueldade,e nem para prover madeira para fabricar instrumentos de guerra ou baluartes.As árvores são fontes de vida e devem ser respeitadas.Essa é uma sabedoria antiga ,que nos tempos modernos continua sendo negligenciada por muitos,por causa da ganância e maldade  dos homemns.
Quais os alimentos que o povo de Israel não comeu durante os 40 anos de peregrinação pelo deserto?
R: Pão e vinho. Deuteronômio 29-5,6.As provisões  especiais ,durante os 40 anos de perambulação pelo o deserto ,incluíram até milagre. Assim.o elemento miraculoso acompanhou Israel  do começo ao fim.Nas andanças pelo o deserto roupa e sapatos não podia ser obtido por meio de comércio.por isso os objetos dessa natureza foi conferido pelo Senhor um grande poder de permanência.  Se não tinha pão comum para comer.Eles receberam o miraculoso maná que foi produzido pela intervenção divina.Os filhos de Israel também não tiveram vinho nem bebida alcoólica,mas receberam uma bebida  miraculosa ,a água saída da rocha.
Quais as 4 cidades mencionadas que foram destruídas pó causa da ira de Deus?
R: Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim. Deuteronômio 29-23. De Adma e de Zeboim.Essas duas cidades estavam compactuadas com Sodoma e Gomorra,e sofreram a mesma sorte. Admá era uma das cidades da planície cuja destruição não ficou registrada no relato sobre Sodoma e Gomorra (Gên 19).Esse texto e a passagem de Oséias 11.8 usam essas duas cidades,aqui mencionadas,como uma  advertência para que Israel não caísse no pecado . Admá foi mencionada como uma das cinco cidades atacadas pelo os quatro reis vindo do oriente(Gên 14.1-17).Seu rei chamava-se Sinabe.parece que ela ficava situada no vale de Sidim,ou talvez no vale a leste do rio Jordão ,no território que vei a tribo de Benjamim.
Quem foi sepultado por Deus em um vale?
R: Moisés. Deuteronômio 34-5,6. Este o sepultou num vale. A frase também tem sido traduzida na voz positiva: ”Este foi sepultado em um vale”. As tradições Judaicas indicam que Yahweh se fez presente ao sepultamento de Moisés. O trecho de Judas 9 pode significar  que foi o arcanjo Miguel que sepultou o corpo de Moisés.Esse versículo representa um empréstimo feito da tradição dos livros pseudepigrafos.Dou completa informações sobre essa questão no novo testamento.O autor sacro fornece –nos o local aproximado do sepultamento de   Moisés,em algum ponto do território de Moabe, no vale defronte de Bete-peor.Foi ali que os israelitas se acamparam,quando Moisés lhes deu as instruções e as bênçãos que ficaram registrado nos capítulos 5 a 22 de Deuteronômio e especificamente em Deu.3.29 e 4.46)  Moisés viveu uma vida especial,e foi-lhe conferido um sepultamento especial.E podemos ter certeza de que ele ocupa um lugar especial no céu.
Que homem era o mais alto no meio do seu povo (que era formado por gigantes)?
R: Arba. Josué 14-15.
Onde se lê o nome de um estado brasileiro e de sua capital?
R: Pará - Josué 18-23 e Belém - Josué 19-15.
487-Por que Josué foi escolhido sucessor de Moisés?
Josué, antes de assumir a liderança do povo, já vinha sendo o “servo de Moisés”, que nunca se apartava da tenda (Ex 33:11). Por isso Deus o nomeou sucessor de Moisés, capacitando-o para tal obra. Pela própria convivência com Moisés.
Josué se tornou: um valente comandante militar(Ex 17:8-16); um ministro pessoal e assistente(Ex 24:13,14); um espia corajoso(Nm 14:24).
Josué não somente servia fielmente a Moisés, como também tinha comunhão pessoal com Deus. Aprendeu permanecer longo tempo a sós com Deus. Essa dedicação 
preparou-o para ser o sucessor de Moisés.
Juízes
Que rei reconheceu que Deus fez com ele o mesmo que tinha feito aos seus inimigos?
R: Adoni-Bezeque, rei de Bezeque. Juízes 1-6,7.
489-Qual o rei citado pelo seu peso?
R: Eglom, rei dos moabitas. Juízes 3-17.

-Qual o juiz de Israel que libertou o seu povo, usando um ferrão de tocar bois?

R: Sangar. Juízes 3-31.
Qual o comandante de Israel que disse que só caminharia para a batalha se uma mulher fosse com ele?
R: Baraque. Juízes 4-4,6,8,9
Qual a mulher que acolheu seu inimigo e depois o matou?
R: Jael. Juízes 4-18,21.
Qual a mãe que aguardava ansiosamente seu filho,olhando pela janela?
R: Mãe de Sísera. Juízes 5-28.
Qual um filho de um juiz de Israel que, depois da morte do seu pai, se declarou rei junto a seus irmãos e depois os matou?
R: Abimeleque. Juízes 9-1,2,3,4,5,6.
Qual o juiz de Israel tinha 30 filhos, que cavalgavam 30 jumentos e tinham 30 cidades?
R: Jair. Juízes 10-4.
Que personagem bíblica prometeu sacrifica ao senhor a 1ª pessoa que visse ao voltar vitorioso da batalha e quem foi sacrificado?
R: Jefté. Sua filha. Juízes 11-30,31,32,34,35,39,40.
Qual o homem que, depois de morto, matou mais pessoas que em sua vida?
R: Sansão. Juízes 16-30.
Rute
Qual era o nome da bisavó de Davi?
R: Rute. Rute 4-13,16,17.
Quem escreveu o livro de Rute?
O autor do livro de Rute é desconhecido. A data em que foi escrito foi no século X a.C.
Desconhece-se o autor humano do livro de Rute, mas a tradição judaica, (o talmude) atribui essa autoria á Samuel.
500-Quem era Boaz?
Um homem de Belém, parente de Noemi e esposo de Rute. O remidor. Seu nome consta na genealogia de Cristo (MT 1:5).
Boaz como parente próximo de Noemi, cuidou dela e de Rute. (Rt 2:4).
I Samuel
Qual o juiz que morreu após cair da cadeira para trás?
R: Eli. I Samuel 4-18.
Que mulher que, ao saber que a arca do Senhor tinha sido tomada e de que seu marido e seu sogro tinham morrido, teve um parto prematuro e, depois, morreu?
R: A mulher de Finéias. I Samuel 4-19,20.
Que povo foi derrotado na batalha por causa dos trovões?
R: Os filisteus. I Samuel 7-10.
Quem ganhou um reino quando procurava as jumentas de seu pai?
R: Saul. I Samuel 9-2,3,17.
505-Qual o homem que,engatinhando,venceu uma batalha e contra que povo ele estava guerreando?
R: Jônatas, filho do rei Saul. Filisteus. I Samuel 14-13,14
Onde se menciona o queijo na Bíblia pela 1⁰ vez?
R: I Samuel 17-18.
II Samuel
-Quem foi condenado á morte por ter matado um rei de Israel?
R: Um moço amalequita. II Samuel 1-1 a 16.
Quais os 2 irmãos que,depois de mortos,tiveram suas mãos e pés decepados?
R: Recabe e Baaná. II Samuel 4-8,9,10,11,12.
509-Que homem israelita era celebrado por sua beleza?
R: Absalão. II Samuel 14-25.
Quem cortava os cabelos no fim de cada ano, pois os mesmos muito lhe pesavam?
R: Absalão. II Samuel 14-25,26.
Qual o nome do amigo do rei Davi, que disse que estaria ao seu lado em qualquer situação?
R: Itai. II Samuel 15-21.

Quais os 2 homens que,ajudados por uma mulher,se esconderam em um poço,conseguindo,assim,enganar os seus inimigos?

R: Jônatas e Aimaás. II Samuel 17-17,18,19,20,21.
Quem foi o 1⁰ homem,que se enforcou?
R: Aitofel. II Samuel 17-23.
Quem matou o irmão quando o beijava?
R: Joabe. II Samuel 20-9,10
Quem matou um gigante que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé?
R: Jônatas, irmão de Davi. II Samuel 21-20,21.
Quais os 3 melhores guerreiros do exército do rei Davi?
R: Josebe-Bassebete, Eleazar e Samá. II Samuel 23-8,9,10,11,12.
I Reis
Qual o personagem bíblico que morreu, por ir á busca dos seus escravos fugitivo?
R: Simei. I Reis 2-40,42,46

Quantos provérbios escreveram Salomão?


R: Três mil. I Reis 4-32.
Quantos cânticos Salomão compôs?
R: Mil e cinco. I Reis 4-32
Por que o rei Davi não pôde construí um templo para Deus?
R: Por causa das muitas guerras que ele teve de enfrentar contra os seus inimigos. I Reis 5-3.
De onde foi tirada a madeira para a construção do 1⁰ templo de Jerusalém?
R: Do Líbano. I Reis 5-6.
Quais os reis que praticaram comércio marítimo entre os seus reinos?
R: Hirão, rei de Tiro e Salomão, rei de Israel. I Reis 9-27.
Quantas vezes Deus apareceu a Salomão?
R: Duas vezes. I Reis 11-9.

Qual o nome do rei de Israel, cujo filho morreu quando sua mãe entrou em casa?

R: Jeroboão. I Reis 14-1,2,17.
Qual o rei de Israel que morreu queimado em seu próprio castelo?
R: Zinri. I Reis 16-18.
II Reis
Onde se lê a morte de um grupo de rapazes, por terem zombado de um servo do Senhor chamando-o de careca?
R: II Reis 2-23,24.
Quem morreu de dor de cabeça?
R: O filho da mulher de Suném. II Reis 4-17,18,19,20.
Quem foi a 1⁰ pessoa que realizou o milagre da multiplicação de Pães?
R: Eliseu. II Reis 4-42,43,44.
Quem fez o ferro flutuar na água?
R: Eliseu. II Reis 6-6.
Qual o nome que deram à serpente de bronze, levantada por Moisés no deserto?
R: Neustã.II Reis 18-4.
Quem, pela oração, teve sua vida aumentada por 15 anos?
R: Rei Ezequias. II Reis 20-1,2,3,4,5,6.
Qual o rei que adivinhava pelas nuvens, praticava feitiçaria e queimou o seu filho em sacrifício?
R: Manassés, rei de Judá. II Reis 21-6,11.






Nenhum comentário:

Postar um comentário