quarta-feira, 25 de maio de 2011

Profeta Neemias


Muito temos ouvido falar da história de Neemias. Que de copeiro passou a reconstrutor de uma grande cidade e protagonista de uma das menssagens mais interessantes. Porém o que poucos observam é a participação do rei, seu patrão no contexto das ocorrências.
Artaxerxes mostrou ser um rei atento. A função de copeiro na escala hierárquica é quase insiguinificante. normalmente os líderes estão mais atentos ao comportamento dos que estão ao seu lado diretamente. Que junto com ele divide o comando de uma equipe. Mas o rei só de olhar para Neemias percebeu em seu semblante o que passava em seu coração. Isso mostra que ele estava sempre atento ao que acontecia a sua volta.
Quando Neemias pediu-lhe permissão para ir poderia ter sido menosprezado por este, que em seu lugar certamente mandaria alguém que julgasse mais capaz. Em lugar disso perguntou-lhe de quanto tempo precisava para realizar a tarefa. Sem falar que se Neemias não tivesse recebido a permissão e tivesse ido mesmo a contra gosto de seu chefe, certamente teria menos credibilidade entre os moradores da destruída Jerusalém.
Com este comportamento o rei mostrou que tinha ouvidos sensíveis à voz do Espírito Santo. Afinal muitos nos dias de hoje até ouvem, mas resistem em colocar em prática. Ele também mostrou que o fato de estar em em posição de comando não faz com que ele seja mais capaz ou inteligente que seus comandados.
O profeta Neemias é um bom exemplo de como uma pessoa se torna um profeta inspirador. Trabalhando entusiasticamente em cooperação com Deus, ele foi usado pelo Senhor para realizar, dentro de pouco tempo, o que era aparentemente impossível.
A reconstrução dos muros de Jerusalém, retardada tanto pela indiferença do povo quanto pela oposição dos inimigos, aparentemente nunca se concluiria. Então, Neemias, por inspiração, apareceu em cena com um propósito ávido e firme. “Neemias não esperou muito tempo antes de entrar em ação. No dia após sua inspeção noturna dos muros, um corpo representativo da aldeia e os anciãos se reuniram para ouvir seu relatório. Em seu discurso, ele os lembrou da vergonhosa situação em que estava a nação, recordou a divina ajuda que ele havia experimentado ao tratar com o rei, e apresentou a extensão de sua autoridade. Seu discurso teve o efeito desejado, e resultou numa resolução entusiasta e aparentemente unânime: ‘disponhamo-nos e edifiquemos’.”
“São necessários Neemias na igreja hoje.”Eles devem se levantar e inspirar a milhares. Devem ensinar que, através do poder do Espírito Santo, podemos terminar nossa tarefa na Terra.

Que todos nós possamos refletir a cerca desta hitória, que certamente nos fará aprender ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário